A edição 2022 dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora será oficialmente apresentada esta quarta-feira, dia 2 de novembro 2022, numa sessão composta por dois momentos, que contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

A sessão de lançamento da edição 2022 dos Encontros arranca com a visita a um projeto empresarial, exemplo de investimento da diáspora. Trata-se de um projeto desenvolvido por um emigrante ouriense que, após larga atividade em França, apostou na sua terra natal e encontra-se já a realizar um novo investimento em Ourém.

Posteriormente, será apresentado o programa dos Encontros PNAID com a presença de parceiros institucionais regionais e locais.

Ambos os momentos são abertos à Comunicação Social.

A apresentação contará com intervenções dos Secretários de Estado Paulo Cafôfo e Isabel Ferreira, bem como dos parceiros coorganizadores, a saber, Presidente Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, Presidente Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Anabela Freitas e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), que em 2021 foram adiados em virtude da situação epidemiológica da COVID 19, irão realizar-se nos dias 15 a 17 de dezembro deste ano, em Fátima. 

O PNAID é uma iniciativa de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora (ver mais informação no sítio oficial do programa). 

A edição de 2022, que dá continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, realizados desde 2016, receberam - com a aprovação do PNAID - um novo conceito e um programa mais flexível, mais completo e mais dinâmico, contando com a participação de empresários portugueses no estrangeiro, empreendedores individuais que queiram investir em Portugal, empresas nacionais que pretendam internacionalizar-se através da diáspora, bem como de entidades que pertencem à Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora.

Ao longo dos três dias do evento, para além das sessões plenárias, de sessões de apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento, serão ainda promovidas sessões temáticas paralelas com enfoque nos temas Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior.  As mesas redondas, sessões dinâmicas de networking e visitas a empresas do Médio Tejo serão outros dos tópicos do programa. 

Os Encontros PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, sendo que esta edição é coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O processo de inscrições decorre no sítio oficial www.encontrosdiaspora.pt 

Agenda:

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, participam na sessão de apresentação da edição 2022 dos Encontros do Programa Nacional de Apoio aos Investidores da Diáspora (PNAID), que se realiza no dia 2 de novembro, no Município de Ourém. O programa da apresentação dos Encontros decorre em dois momentos:

14h00* Visita a investimento da diáspora: VIPREMI - Pré-fabricados de betão

Local: Zona Industrial Casal dos Frades, Rua B - Lote 15, 2435-661 Seiça, Ourém

15h30* Sessão de apresentação do Programa dos Encontros PNAID

Local: Auditório Cultural dos Paços do Concelho em Ourém, Praça do Município 11, 2490-486 Ourém

A apresentação do programa dos Encontros PNAID será transmitida em direto no sitio oficial do evento www.encontrosdiaspora.pt e na pagina de facebook do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Partilhe