A MUKA produz alternativas vegetais ao queijo com base em frutos secos biológicos e de comércio justo, usando técnicas e processos de queijaria artesanais, baseadas na fermentação e na cura, que conferem aos produtos um sabor singular e autêntico, com o intuito de ajudar na transição para uma dieta de base vegetal com menor pegada ecológica, mais saudável e ética. 

Teresa Ferreira, emigrante no Reino Unido durante cinco anos e regressada em 2020, percebeu que não existiam no mercado nacional alternativas vegetais ao queijo que fossem suficientemente saborosas e que nos fizessem efetivamente lembrar de queijo, e encontrou nesta lacuna uma oportunidade de negócio. Os “queijos vegetais” são produtos feitos à base de óleos, amidos, corantes e intensificadores de sabor que, para além de fazerem mal à nossa saúde, em nada nos remetem para a memória afetiva que temos do sabor a “queijo”, obtido através da fermentação e do tempo.

Combinando os melhores frutos secos, água, sal e culturas de fermentação (aka probióticos), todos os queijos são produzidos à mão, em pequenos lotes.

As embalagens usadas são também as mais sustentáveis do mercado. Os cremosos são guardados em frascos de vidro recicláveis e reutilizáveis e os restantes queijos em embalagens feitas a partir de cartão 100% reciclado e reciclável FSC e envolvidos em papel sem silicones que poderá ser compostado.

Para promover a reutilização de a empresa oferece ainda um vale de 0,50€ de desconto numa futura compra por cada frasco, embalagem ou caixa de entrega que seja devolvida à MUKA em boas condições nos mercados em que está presente ou na Loja Pistácio, em Lisboa.

Foi escolhida a palavra MUKA para dar nome a este projeto por significar "mudança verde", uma mudança que Teresa Ferreira acredita ser essencial para enfrentar os desafios ambientais e éticos dos nossos dias.

Para saber tudo sobre a MUKA, incluindo pontos de venda e condições de entrega para vendas online, pode consultar o respetivo site: https://muka.pt/

 

muka composicao

 

  • Partilhe