A 30 de março de 2022, tomou posse como Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XXIII Governo Constitucional, Paulo Alexandre Nascimento Cafôfo.  

Com 50 anos de idade é natural da cidade do Funchal, Ilha da Madeira. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo exercido a carreira de professor em várias escolas da Região Autónoma da Madeira, onde terá também exercido diversos cargos de direção nos Conselhos Executivos e Pedagógicos.

Em 2012 foi convidado pelo Partido Socialista para a coordenação do Laboratório de Ideias da Madeira, iniciando assim a sua participação política ativa. Em 2013, é indicado pelo Partido Socialista para encabeçar a lista à Câmara Municipal do Funchal, numa coligação de 6 partidos. Foi eleito presidente da Câmara Municipal do Funchal e passados 4 anos reforça a votação, vencendo novamente as eleições para a Câmara Municipal do Funchal com maioria absoluta.

Durante os seus mandatos enquanto Presidente da Câmara Municipal do Funchal, praticou sempre uma política de grande proximidade com as pessoas. Fez profundas mudanças e preparou a cidade para o futuro como diversos planos estratégicos, nomeadamente o Plano Diretor Municipal e o Plano de Ação e Mobilidade Sustentável. Iniciou uma verdadeira revolução social, com medidas de apoio à população aos mais variados níveis, nomeadamente na área da educação e habitação.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal, acompanhou as várias comunidades funchalenses espalhadas pelo mundo, nomeadamente com visitas à África do Sul, Venezuela, Reino Unido e Ilhas do Canal e com a abertura da loja do munícipe passou-se a dar especial atenção à comunidade da nossa diáspora.

Paulo Cafôfo encara a nomeação de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas como um desafio, um compromisso e uma responsabilidade que assume com sentido de dever. Conta com a colaboração e envolvimento dos que têm responsabilidades nas nossas comunidades, sejam os que pertencem à rede consular, sejam os Cônsules Honorários, os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, e os membros de instituições associativas que fazem da sua ação uma promoção do país e da sua cultura, mas também de integração nos países de acolhimento.

A melhoria da qualidade e eficiência do serviço prestado pelos nossos consulados, o apoio social, o incentivo ao investimento, a dinamização cultural e o ensino da Língua Portuguesa, são alguns dos eixos que irão nortear a sua ação. Sempre com muita proximidade, vontade de dialogar e escutar, para depois bem decidir.

Na área do investimento, o Plano Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é fundamental para fixar no nosso país os nossos empresários que ao longo da sua vida foram empreendedores de sucesso e que sentem que chegou o momento de investir em Portugal. Um programa bem desenhado, com uma rede que abrange praticamente todo o território nacional, dando assim muitas hipóteses de escolha para que o sucesso que construíram além-fronteiras, seja agora replicado neste país que é de todos nós.

Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas gabinete.secp@mne.gov.pt

Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora gaid@mne.gov.pt

  • Partilhe