Enquanto organização sem objetivos institucionais lucrativos, a recém-criada Portugal Connect pretende não só promover e divulgar o país, mas sobretudo ser uma plataforma que facilite na prática a criação de pontes entre os atributos portuguesas e o interesse internacional.
Focada em construir e fortalecer relações vindas de países como o Reino Unido, Índia, Emirados Árabes, Brasil e Angola, a plataforma pretende conetar negócios, investidores, compradores e até mesmo indivíduos com interesses pessoais no território nacional, incluindo a prestação de apoio à comunidade da diáspora.
A ideia surge após verificar, por experiência própria, a apreciação de Portugal no estrangeiro, relata o Fundador da Portugal Connect, César Pereira: “Tenho acompanhado com orgulho o crescimento e valorização do “Made in Portugal” no estrangeiro ao longo dos últimos 20 anos – em produtos, serviços, inovação e talento. Hoje, mais do que nunca, é essencial trabalharmos em rede como autênticos embaixadores desta marca. A Portugal Connect CIC pretende, assim, promover e melhorar as relações comerciais e pessoais entre o Reino Unido e outros países (incluindo Índia, Emirados Árabes Unidos, Brasil e Angola) e Portugal.”
Alavancar o “Made in Portugal” é atualmente uma das prioridades do panorama nacional, daí que esta seja uma organização de interesse público, contando já com apoios públicos e privados, nomeadamente a AICEP Portugal Global com quem tem trabalhado, tendo por base uma partilha de valores e interesses.
A associação presta apoio à expansão de negócios, ajudando quem procura investidores e/ou distribuidores, sugerindo e estabelecendo encontros com novos parceiros e fomentando a criação de vínculos com novos ou melhores fornecedores de produtos e serviços.
Ao nível do investimento, a Portugal Connect deseja apresentar potenciais investidores às start-ups e scale-ups portuguesas, apoiar a gestão de estratégias com parceiros comerciais locais, câmaras municipais e outras entidades, e ainda auxiliar a conversação com agências imobiliárias para facilitar o investimento em propriedades e solo nacional.
As oportunidades e benefícios existentes não se limitam apenas ao tecido empresarial, uma vez que abrangem também os indivíduos particulares, tanto os estrangeiros como os portugueses alocados noutros países.
Procurando incentivar e contribuir para o desenvolvimento de oportunidades que beneficiem mutuamente o país e os indivíduos, a Portugal Connect abarca apoios a nível escolar e profissional, realiza orientação burocrática e auxilia nos tramites necessários para uma estadia permanente de sucesso em Portugal.
Para saber mais sobre a missão da Portugal Connect ou apoiar o projeto consulte o website www.portugal-connect.com
*créditos do texto: Portugal Connect