portugal site selection

 

 

 

 

O Portugal Site Selection é uma plataforma de apoio à localização de investimentos em Portugal, que vem dar resposta aos objetivos estratégicos do programa “Internacionalizar 2030” (do Conselho de Ministros de 23 de julho de 2020), posicionando-se como um instrumento fundamental para a competitividade da economia portuguesa.

O Portugal Site Selection é desenvolvido e gerido pela aicep Global Parques, empresa pública do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o objetivo de garantir que, para cada projeto de investimento produtivo, o país apresente sempre as suas soluções mais competitivas face a localizações concorrentes no estrangeiro, potenciando assim que Portugal capte mais investimento.

Aberta e de utilização gratuita, disponível em www.portugalsiteselection.pt, veio tornar acessível e eficaz a seleção de uma localização empresarial em qualquer ponto do país. A plataforma analisa os critérios do projeto em causa e seleciona o lote, ativo ou escritório disponível na sua base de dados que melhor responde aos requisitos submetidos. Promove assim de forma transparente e equitativa todo o território nacional.

Com o objetivo de ter na plataforma informação de todos os municípios nacionais, a aicep Global Parques recolhe informação sobre parques empresariais, espaços de escritórios, lotes de terreno em solo de uso industrial para greenfield e ativos devolutos para brownfield junto das Câmaras Municipais. O Portugal Site Selection permite o download de relatórios completos de informação sobre a área selecionada (infraestruturas, cérceas, índices de construção) e caracterizadora do município onde a mesma se localiza.

evolucao das visitas

A eficácia do Portugal Site Selection na captação de investimento estrangeiro é impulsionada com a realização de ações de promoção internacional, nomeadamente junto das mais relevantes multinacionais de consultadoria, banca de investimento e advocacia de negócios. O estabelecimento de links em diversos sítios de web da Embaixadas, Delegações da AICEP e Câmaras de Comércio, bem como a sua difusão pela Diáspora, convergem para os bons resultados no número de visitas e na diversidade de países de origem dos que recorrem ao Portugal Site Selection.     

Do lado da recolha de informação, destaca-se a parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, indispensável face ao grande objetivo conseguir uma cobertura de 100% dos municípios nacionais. Este esforço concertado permitiu, até agora, recolher informação sobre áreas de localização empresarial e 10 municípios, uma cobertura de 68%. Estão na base de dados 418 parques empresariais, 15.205 lotes de terreno (dos quais, 5.258 lotes livres) e 99 espaços para escritórios.                  

De entre os últimos desenvolvimentos do Portugal Site Selection, destaca-se em 2021 a criação de um Cadastro de Ativos, como complemento de oferta com espaços com e sem edificações, fora de parques empresariais.

mapa 2

Adicionalmente, o Dashboard de Indicadores do Portugal Site Selection, outra das novidades agora divulgadas, dá a conhecer a oferta de espaços disponíveis para instalar empresas, por região, possibilitando, através da articulação e segmentação desta informação, uma gestão coordenada desta oferta pelas entidades nacionais de gestão territorial, promovendo o desenvolvimento e qualificação de solo de uso empresarial para incrementar a atratividade dos territórios e a visibilidade dos ativos disponíveis.

Destaque final para os serviços de consultadoria do Portugal Site Selection, nomeadamente os serviços de qualificação de áreas de localização e capacitação de municípios na captação de investimento: conhecimento do território, identificação de vantagens competitivas, organização de informação e elaboração de dossier do investidor, de que foi exemplo, em 2020, um projeto para o Município de Alter do Chão, destinado à atração e fixação de pessoas e empresas neste territórios do interior.

Passaram já pelo Portugal Site Selection vários processos de seleção de localização bem sucedidos para Portugal. Por exemplo de fábricas de componentes automóveis, como da Eurocast em Arcos de Valdevez, da Bontaz em Viana de Castelo, ou da AAPICO em Águeda. Dos componentes aeronáuticos, como a Mecachrome em Évora. E no setor agroindustrial, a Fresh-52 em Almeirim, ou a Vitas-Roullier em Setúbal.

O Portugal Site Selection recebeu vários de prémios como reconhecimento da sua importância para o crescimento económico. Em 2020, por exemplo, ganhou o 1º prémio de melhor projeto de desenvolvimento do ambiente empresarial, atribuído pela European Enterprise Promotion Awards 2020 – EEPA 2020.

 

AICEP

 

 

 

rodape logos

 

  • Partilhe