No âmbito da implementação do Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, deslocou-se ao Fundão nos dias 21 e 22 de março, onde visitou vários investimentos da diáspora muito significativos e importantes para este concelho. Na Cerfundão - Organização de Produtores (https://www.cerfundao.pt), conheceu os projetos de alguns desses investidores, produtores de cereja. Ainda no primeiro dia de visita, foi conhecer melhor algumas empresas como a Saveur4:20, uma casa de chá com produtos à base de cânhamo, e a Canna Forest (https://www.cannaforest.pt), que se dedica ao cultivo de canábis para fins medicinais.  

No dia 22, visitou as empresas Fresh In (http://www.freshin.pt), cuja atividade é distribuição de produtos frescos, quer no comércio a retalho, quer no comércio por grosso, nacional e internacional, e Oliveira House (https://www.oliveirahouse.com), um projeto de alojamento local inspirado nos nomes dos seus proprietários e no sonho de plantar um olival e de produzir azeite. Por fim, uma paragem nas Casas de Alpedrinha (https://www.casasdealpedrinha.com), um empreendimento turístico concebido no seio da Quinta do Anjo da Guarda, onde uma das atrações é uma piscina de água corrente.

Para além dos investimentos já em atividade, estão atualmente a ser acompanhados pela Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora mais oito projetos neste concelho, nas áreas da agricultura, do turismo e da pecuária. A RAID foi criada no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) em articulação com as Comunidades Intermunicipais, Municípios e Associações.

 

Ecossistema de Investimento e Inovação

Berta Nunes visitou, também, diversos dispositivos de apoio ao empreendedorismo em que este município tem investido e que mobiliza para apoiar os investidores da diáspora. É o caso do Centro de Negócios e ServiçosPartilhados do Fundão (CNSP), que integra o Espaço Empresa, uma Incubadora de empresas e um espaço de coworking, e do FAB LAB Aldeias do Xisto, um laboratório de prototipagem instalado na Antiga Praça Municipal do Fundão, que acolhe também uma incubadora orientada para a inovação, a tecnologia e a criatividade. Aqui funciona, também, o Cowork Fundão. Os utilizadores partilham os custos ou pagam pelos serviços, o que os torna autossustentáveis do ponto de vista financeiro.

O CNSP foi desenvolvido como resposta ao êxodo dos jovens do Fundão devido à falta de perspetivas de trabalho. O centro adaptou a economia a uma era globalizada e digital. Promove áreas em crescimento, como o desenvolvimento de software, a robótica e os serviços empresariais, modernizando ao mesmo tempo setores tradicionais, como a agricultura.

Para além do Fab Lab, as instalações técnicas incluem um centro de formação, um centro de Internet das coisas de código aberto, um centro de biotecnologia de plantas e um centro de validação e certificação de software.

O projeto CNSP começou em 2013 no âmbito de um plano de inovação na região. Liderado pelo Município do Fundão, o consórcio do projeto incluía organizações governamentais, universidades, escolas, associações da sociedade civil, empresas, instituições financeiras e outros centros de inovação.

 

Contactos:

Lurdes Teixeira (Espaço Empresa): lurdest@cm-fundao.pt

https://movetofundao.pt

 

 fundao composicao

 

  • Partilhe