Articulação entre as redes internas e externas de Portugal e o tecido empresarial da diáspora

Descrição: cumprindo o objetivo de melhor identificar, captar e apoiar o investimento da diáspora ou através da diáspora em Portugal, e de promover iniciativas de internacionalização também através da diáspora, proceder-se-á a uma maior e mais estreita articulação das redes internas de ministérios, regiões, municípios (sobretudo através da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora) e das redes externas de Portugal (rede diplomática e consular, redes externas da AICEP, E. P. E., e do Turismo de Portugal, I. P.) com o tecido empresarial da diáspora portuguesa, em particular o conjunto das associações empresariais na diáspora, com destaque para as câmaras de comércio portuguesas no estrangeiro.

Áreas governativas responsáveis: economia e transição digital/economia e turismo, negócios estrangeiros/comunidades portuguesas e internacionalização, coesão territorial/valorização do interior, agricultura e mar.

Submedidas:

 

D.2.1. Sensibilização e formação de municípios (em especial os que dispõem de GAE, Espaço Empresa ou outros serviços vocacionados para a área do empreendedorismo e investimento) e CIM para a realização de um trabalho metódico de identificação, mapeamento e listagem dos investimentos existentes ou que venham a ser realizados nos respetivos concelhos, que sejam oriundos das comunidades portuguesas e de empresários da diáspora, realização desse trabalho com periodicidade regular e partilha desta informação no âmbito da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Execução: economia e transição digital/economia - IAPMEI, I. P., negócios estrangeiros/comunidades portuguesas - DGACCP e GAID, coesão territorial/desenvolvimento regional e valorização do interior - CCDR, CIM e municípios.

 

D.2.2. Sensibilização das redes externas de Portugal (rede diplomática e consular, redes externas da AICEP, E. P. E., e do Turismo de Portugal, I. P.) para a necessidade de identificar e caracterizar detalhadamente o tecido empresarial da diáspora nos respetivos países e os investidores estrangeiros destes países em Portugal, e colocá-los em diálogo próximo, incluindo através da dinamização dos conselhos económicos das embaixadas e consulados, da potenciação do papel das redes externas colaborativas, envolvendo empresários da diáspora; e, sempre que a dimensão da comunidade portuguesa e respetivo tecido empresarial o justifique e dando cumprimento a recomendação emanada do III Encontro de Investidores da Diáspora, da realização de reuniões regulares de conselhos consultivos de empresários da diáspora junto das embaixadas e consulados.

Execução: economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P., negócios estrangeiros/comunidades portuguesas - GAID, internacionalização - AICEP, E. P. E., rede diplomática e consular.

 

D.2.3. Promoção de reuniões mensais dos gabinetes de apoio ao empresário das entidades regionais de turismo com o Turismo de Portugal, I. P., para a avaliação das necessidades de investimento das empresas e tendências de turismo ao nível das regiões.

Execução: economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P., entidades regionais de turismo.

 

D.2.4. Informação e articulação prévia, com as missões diplomáticas e consulares e com as redes externas da AICEP, E. P. E., e do Turismo de Portugal, I. P., de ações promocionais económicas e empresariais das regiões e CIM portuguesas nos países com grandes comunidades portuguesas.

Execução: economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P., negócios estrangeiros/internacionalização - AICEP, E. P. E., rede diplomática e consular, CIM e municípios.

 

D.2.5. Organizar mostras de bens e serviços nacionais como forma de promover Portugal internacionalmente, em especial de produtos regionais e tradicionais, designadamente de produtos com denominação de origem protegida ou com indicação geográfica protegida, em cidades estrangeiras com grandes comunidades portuguesas, destinadas aos mercados externos e igualmente à diáspora portuguesa enquanto plataforma de promoção e facilitação, no âmbito de missões empresariais portuguesas no estrangeiro e em idênticas missões a Portugal de empresas estrangeiras, bem como organizar e divulgar roteiros gastronómicos do interior para atração turística.

Execução: economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P., negócios estrangeiros/internacionalização, coesão territorial/valorização do interior, agricultura/agricultura e desenvolvimento rural, mar, CIM e municípios, e grupos de ação local.

 

 

D.2.6. Promoção de geminações e parcerias entre regiões ou municípios portugueses e regiões ou municípios de países com grandes comunidades portuguesas, tendo por base o reforço da especialização setorial.

Execução: economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P., negócios estrangeiros/internacionalização - AICEP, E. P. E; coesão territorial/valorização do interior, rede diplomática e consular, CIM e municípios.

  • Partilhe