Realização dos Encontros Nacionais e Regionais de Investidores da Diáspora

Descrição:

Os Encontros de Investidores da Diáspora, que já contaram com quatro edições anuais (Sintra, 2016; Viana do Castelo, 2017; Penafiel/CIM Tâmega e Sousa, 2018; e Viseu/CIM Viseu Dão Lafões/CCDR Centro, 2019) e duas intercalares (Praia da Vitória, Açores, 2018; e Funchal, Madeira, 2019), reúnem regularmente, em Portugal, empresários portugueses e lusodescendentes residentes no exterior, câmaras de comércio, associações empresariais portuguesas no estrangeiro, responsáveis municipais, agentes ligados aos investimentos e à internacionalização, representantes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como numerosos membros do Governo das tutelas mais relevantes nesta área. Subordinados ao lema «Conhecer para Investir», proporcionam aos participantes informação sobre oportunidades e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização através da diáspora, e facultam -lhes um espaço de apresentação dos seus projetos, interação, conhecimento, partilha de experiências e boas práticas, parcerias e oportunidades de negócios. São organizados pelo GAID em parceria, consoante os casos, com os municípios, CIM, Regiões Autónomas ou CCDR.

 Áreas governativas responsáveis: negócios estrangeiros /comunidades portuguesas.

 

 

Submedidas:

D.4.1. Realização de Encontros anuais e intercalares e Investidores da Diáspora, em parceria com as entidades regionais e locais anfitriãs — municípios, CIM, CCDR e Regiões Autónomas — e, sempre que se justifique, com outras entidades que contribuam para o evento e o valorizem no âmbito das áreas económicas estratégicas identificadas para as temáticas em debate e das especificidades das redes e grupos de participantes.

 

Execução:
negócios estrangeiros /comunidades portuguesas — GAID,  Regiões Autónomas, CCDR, CIM e municípios.

 D.4.2. Realização de painéis sobre investimento da diáspora em Portugal em eventos e nas reuniões regulares organizados por redes de empresários e de profissionais das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, nomeadamente câmaras de comércio portuguesas no estrangeiro, associações empresariais, profissionais e de portugueses e lusodescendentes e redes de pós -graduados (por exemplo, o Encontro Anual dos GAE, a reunião anual das Câmaras de
Comércio Portuguesas no Estrangeiro, o Encontro da Rede Rural ou o Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro).

Execução:
negócios estrangeiros /comunidades portuguesas — DGACCP, internacionalização—AICEP, E. P. E.; ciência, tecnologia e ensino superior,  agricultura, CIM e municípios

 

 

D.4.3. Divulgação da realização dos Encontros  anuais e intercalares, assim como dos seus resultados, nas plataformas digitais relevantes, através das redes internas das diferentes áreas da governação, regiões e municípios, das redes externas de Portugal (rede diplomática e consular, redes externas da AICEP, E. P. E., e do Turismo de Portugal, I. P.) e da comunicação social nacional, regional e da diáspora.

 

Execução:
economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P.; negócios estrangeiros
/comunidades portuguesas — GAID e DGACCP/ internacionalização—AICEP, E. P. E., rede diplomática e consular,
coesão territorial/valorização do interior, CIM e municípios.

  • Partilhe