Valorização das redes de portugueses e lusodescendentes no mundo, relevantes para o investimento da diáspora .
Descrição: valorização das redes de empresários e de profissionais das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, com destaque para as câmaras de comércio, as associações empresariais, profissionais e de portugueses e lusodescendentes, e as redes de pós -graduados.
Áreas governativas responsáveis: economia e transição digital/economia; negócios estrangeiros/ comunidades portuguesas/internacionalização; ciência, tecnologia e ensino superior; coesão territorial/valorização do interior.
Submedidas:
D.3.1. Organização regular de eventos e reuniões com as redes de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, relevantes para a área do investimento da diáspora, incluindo a participação em iniciativas e eventos mútuos, com destaque para os Encontros anuais e intercalares de Investidores da Diáspora, as reuniões anuais de câmaras de comércio portuguesas no estrangeiro, as reuniões anuais e setoriais no âmbito do Fórum de Graduados Portugueses no Estrangeiro.
Execução: negócios estrangeiros/comunidades portuguesas — GAID/internacionalização — AICEP, E. P. E.
D.3.2. Participação de representantes das redes de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, relevantes para a área do investimento da diáspora, em eventos de cariz regional e/ou municipal ligados à temática e, inversamente, participação de representantes de entidades regionais e/ou municipais em eventos realizados pelas referidas redes em países de grandes comunidades portuguesas.
Execução: negócios estrangeiros /comunidades portuguesas— GAID /internacionalização — AICEP, E. P. E;
coesão territorial/valorização do interior, CIM e municípios, rede diplomática e consular.
D.3.3. Potenciação do papel das redes externas colaborativas, envolvendo os conselhos económicos das embaixadas e consulados, os conselhos consultivos de empresários da diáspora junto das embaixadas e consulados e as câmaras de comércio portuguesas no estrangeiro.
Execução: negócios estrangeiros /comunidades portuguesas — GAID/internacionalização — AICEP, E. P. E.;
coesão territorial/valorização do interior, rede diplomática e consular.
D.3.4. Continuação do fomento da cooperação com as redes de pós -graduados e investigadores portugueses no estrangeiro e do apoio à constituição de tais redes em países de grandes comunidades portuguesas onde ainda não existam, assim como da associação das instituições de ensino superior, unidades de I&D e laboratórios colaborativos, sobretudo os do interior, a iniciativas da diáspora jovem qualificada, com destaque para as ações de diplomacia científica com as associações de estudantes e investigadores portugueses graduados no estrangeiro, com o apoio da rede diplomática e consular, a coordenar pela FCT, I. P
Execução: economia e transição digital; negócios estrangeiros /comunidades portuguesas; ciência, tecnologia e ensino superior; coesão territorial/valorização do interior.