Incentivos financeiros direcionados ao investimento da diáspora, geridos pelas autoridades de gestão/comissões de coordenação e desenvolvimento regional, com avisos dedicados e em contínuo, e benefícios especiais para os territórios de baixa densidade. Prioridade à inovação e qualificação de recursos humanos e empresas.

Descrição:criação de linhas de apoio direcionadas à captação de invelstimento e ao apoio a entidades instaladas nos territórios do Interior que se traduzem em avisos dedicados e em contínuo; dotação financeira específica para territórios do Interior e majoração das taxas de apoio para estes territórios.

Áreas governativas responsáveis:

  • economia e transição digital
  • ciência, tecnologia e ensino superior
  • coesão territorial

Calendário de execução: ano de 2020 e seguintes.

Financiamento: Programas Operacionais (PO) Regionais e Temáticos.

 

Submedidas: 

A.1.1. +CO3SO Competitividade — criação de linhas de incentivo financeiro direcionadas à

captação de investimento e ao apoio a entidades instaladas nos territórios do Interior que se traduzem em avisos dedicados e em contínuo, dotação financeira específica para territórios do Interior e majoração das taxas de apoio para estes territórios, nomeadamente no domínio da inovação e do empreendedorismo, da investigação e desenvolvimento (I&D) em copromoção, das ações de transferência de conhecimento, do pequeno investimento empresarial, reforço das capacidades de organização e gestão, incluindo através de desenvolvimento de sistemas de gestão e de medidas promotoras da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, da contratação de recursos humanos altamente qualificados e da qualificação em cursos superiores profissionais (iniciativa enquadrada na revisão do Programa da Valorização do Interior -Programa +CO3SO Competitividade).

Execução:

  • economia e transição digital
  • ciência, tecnologia e ensino superior 
  • coesão territorial

Calendário de execução: ano de 2020 e seguintes.

Financiamento: PO Regionais e Temáticos.

 

A.1.2. +CO3SO Emprego — criação de oportunidades de emprego, ou apoio à empregabilidade no interior, beneficiando população desempregada/à procura de emprego e entidades empregadoras, incluindo programas de qualificação e incentivos ao recrutamento/contratação de ativos por parte das empresas. Prevê dotação dos programas de apoio à empregabilidade com atrativos específicos para os territórios do Interior (comparticipação integral dos custos diretos com os postos de trabalho criados, incluindo remunerações e despesas contributivas e uma taxa fixa de 40 % sobre esses custos para financiar outros custos associados à criação de postos de trabalho — iniciativa enquadrada na revisão do Programa da Valorização do Interior - Programa +CO3SO Emprego — e majorações relativas ao investidor da diáspora.

 

Execução: coesão territorial.

Calendário de execução: ano de 2020 e seguintes.

Financiamento: PO Regionais.

 

  • Partilhe