Divulgação das boas práticas e dos resultados dos investimentos oriundos da diáspora e através da diáspora
Descrição: através de eventos, sessões de trabalho, ações informativas e informação regular à comunicação social, as boas práticas e os resultados dos investimentos oriundos da diáspora e através da diáspora devem ser sistematicamente divulgados, para que o país conheça melhor o contributo significativo das suas comunidades para o desenvolvimento económico e social, e para que os empresários da diáspora conheçam melhor as oportunidades de investimento em Portugal, tenham acesso aos apoios e programas disponíveis e partilhem experiências e boas práticas.
Áreas governativas responsáveis:
- negócios estrangeiros /comunidades portuguesas e internacionalização
- coesão territorial/valorização do interior
Submedidas:
C.2.1. Identificação de boas práticas e avaliação dos resultados de investimentos oriundos da diáspora e através da diáspora, por parte quer das redes internas de ministérios, regiões e municípios, quer das redes externas de Portugal (rede diplomática e consular, redes externas da AICEP, E. P. E., e do Turismo de Portugal, I. P.) quer ainda por parte de agentes e representantes do tecido empresarial da diáspora portuguesa, e sua posterior divulgação, através da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora e das redes internas e externas.
Execução:
- economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P.
- negócios estrangeiros/comunidades portuguesas — GAID, internacionalização — AICEP, E. P. E., coesão territorial — CCDR, Agricultura/Desenvolvimento rural
- CIM e municípios
- rede diplomática e consular
C.2.2. Continuação da realização regular dos Roteiros de Investimentos da Diáspora em Portugal, com visitas a projetos concretos de investimentos de emigrantes em Portugal, com particular enfoque nas regiões do interior.
Execução: negócios estrangeiros/comunidades portuguesas — GAID, coesão territorial/valorização do interior, agricultura/desenvolvimento rural; CIM e municípios
C.2.3. Nos Encontros anuais e intercalares de investidores da Diáspora, continuação da organização de painéis dedicados à divulgação de projetos, iniciativas e exemplos concretos de investimento da diáspora, ou de internacionalização através da diáspora, assim como apresentações envolvendo representantes das redes de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, relevantes para a área do investimento da diáspora ou para a internacionalização através da diáspora.
Execução:
- negócios estrangeiros/comunidades portuguesas — GAID /internacionalização — AICEP, E. P. E., agricultura
- desenvolvimento rural
- CIM e municípios.
C.2.4. Realização de encontros de ideias e negócios nos territórios do Interior, vocacionada para os mercados externos e da diáspora (a equacionar no âmbito da Rede Rural Nacional), à margem dos Encontros de Investidores da Diáspora.
Execução:
- agricultura e desenvolvimento rural
- CIM e municípios
C.2.5. Organização, no âmbito da Bolsa Internacional de Turismo, de um evento de divulgação sobre o PNAID, investimento da diáspora e os Encontros de Investidores da Diáspora.
Execução:
- economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P.
- negócios estrangeiros/comunidades portuguesas — GAID
- agricultura/desenvolvimento rural
- CIM e municípios
C.2.6. Realização de ações informativas sobre a atividade das redes de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, relevantes para a área do investimento da diáspora ou para a internacionalização através da diáspora, envolvendo a comunicação social nacional, regional e da diáspora.
Execução:
- negócios estrangeiros/comunidades portuguesas — GAID
- coesão territorial/valorização do interior
- agricultura/desenvolvimento rural
- rede diplomática e consular
C.2.7. Divulgação de boas práticas e resultados de investimentos oriundos da diáspora através do Portal do Investidor e de Entrada em Portugal
Execução:
- negócios estrangeiros/internacionalização — AICEP, E. P. E.
- agricultura/desenvolvimento rural.
C.2.8. Divulgação de boas práticas e resultados de investimentos oriundos da diáspora através novo Portal Invest in Tourism, assim como de informação (em português e inglês) sobre oportunidades e medidas de apoio ao investimento da diáspora em Portugal no setor do turismo.
Execução:
- economia e transição digital/Turismo de Portugal, I. P.
- agricultura/desenvolvimento rural