Um dos eixos fundamentais do PNAID é o da promoção, mobilização e redes.

É no âmbito deste eixo que surge a articulação entre as redes internas e externas de Portugal e o tecido empresarial da Diáspora, a valorização das redes de portugueses e lusodescendentes no mundo e a criação da Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID).Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID) liga os serviços que, nas diferentes áreas da governação, entidades regionais e municípios (com destaque para os GAE), assim como as entidades do associativismo empresarial, em especial da diáspora, apoiam o investimento da diáspora e dispõem dos interlocutores, instrumentos e meios para o efeito.

Nas redes externas de Portugal destaca-se a rede diplomática e consular, as redes externas da AICEP, E. P. E.,e do Turismo de Portugal, I. P. bem como o conjunto das associações empresariais na diáspora, com destaque para as câmaras de comércio e industria portuguesas no estrangeiro que no âmbito da RAID assumem um papel ainda mais relevante na informação e orientação ao investidor da diáspora e dinamização das exportações através da diáspora.

Nas redes internas, os Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE), nas autarquias, são um ponto fundamental para o funcionamento destas redes que mobilizam investimento, identificam oportunidades e estabelecem relações.

O PNAID prevê o alargamento da rede de GAE e desenvolvimento das suas valências na área do apoio ao investimento da diáspora, no contexto da implementação do processo de descentralização, com particular atenção aos territórios do Interior e ao desenvolvimento das valências de informação económica e empresarial destes gabinetes.

Ao nível local, os GAE assumem um formato de one-stop-shop para emigrantes e lusodescendentes bem como dinamizadores das redes internas e articulação com os serviços do estado com especial destaque para as redes IAPMEI, Espaço-empresa e entidades regionais de turismo, rede nacional de incubadoras, rede de laboratórios colaborativos (co-labs), rede LEADER, Rede Rural Nacional, e os serviços do estado descentralizados.

  • Partilhe